ORLA DE ITACOATIARA (AM) É PARCIALMENTE INTERDITADA APÓS DESABAMENTO

ORLA DE ITACOATIARA (AM) É PARCIALMENTE INTERDITADA APÓS DESABAMENTO

Na manhã desta terça-feira, a orla de Itacoatiara, no Amazonas, foi parcialmente interditada pela Defesa Civil Municipal de Itacoatiara, após um trecho de aproximadamente 50 metros sofrer deslizamento da barreira de sacos de concreto(RIP RAP) que protegia a margem.

Segundo a nota oficial, a área frequentada por moradores e turistas teve o calçadão comprometido pelo desabamento. A prefeitura informou que ainda não há previsão para os reparos, especialmente por conta da cheia em curso no Rio Amazonas, que dificulta intervenções estruturais.

A interdição é preventiva, enquanto equipes técnicas avaliam o risco de novos desabamentos. As autoridades reforçam o apelo para que ninguém ultrapasse a barreira de segurança.

Panorama recente

  • Em 2023, outro porto da cidade, conhecido como “Porto Novo”, desabou após o fenômeno de “terras caídas”, resultando na interdição da estrutura.
  • A consequência desses incidentes evidencia vulnerabilidades na infraestrutura ribeirinha da cidade, que dependem da estabilidade das margens e de manutenções regulares — fatores delicados em um contexto de cheias e variações do nível do rio.

joshueevita@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *